Caim e o Princípio Padrão de Qualidade!
Antes de escrever esse artigo, gostaria de enfatizar que a Bíblia dos Cristãos é uma das coleções mais antigas do mundo.
...adquiri um varão com o auxílio do Senhor... (Eva, Gêneses 4.1)
O texto sugere que ele (o primogênito de Eva) ofertou parte do fruto do seu trabalho como lavrador...
... Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor... (Gêneses 4.3)
...diferentemente do seu irmão Abel, pastor de ovelhas, que também ofereceu uma oferta, porém, segundo Moisés, das partes gordas das primeiras crias do seu rebanho.
... Abel por sua vez trouxe das primícias de seu rebanho e da gordura deste... (Gêneses 4.3)
Resumindo: Deus aceitou a oferta de Abel e no versículo seguinte diz que não aceitou a oferta de Caim, o que pela ótica humana era de se esperar, pois, até nós mesmos, seres mortais, mesmo, quando somos acostumados a nos contentar com o "quase melhor", escolhemos o melhor, quando nos é permitido escolher. Moisés escreveu:
... ao passo que de Caim e de sua Oferta, não se agradou. (Gêneses 4.5)
Diferentemente de Caim, Abel em sua oferta se moveu fiel, aos Valores alinhados ao Princípio Padrão de Qualidade e isso agradou a Deus.
... Agradou-Se o Senhor de Abel e de sua oferta... (Gêneses 4.4)
Antes de prosseguirmos, tente mensurar o Padrão de Qualidade que Deus está acostumado a ter na adoração: (Salmos 148)
- Louvam os Anjos... (Versículo 2)
- Louvam o sol, a lua e as estrelas... (Versículo 3)
- Louvam as nuvens... (Versículo 4)
- Louvam as serpentes aquáticas... (Versículo 7)
- Louvam os relâmpagos, granizos, neve, neblina, vendavais, montanhas, colinas, árvores frutíferas, cedros, feras, gados, répteis e anfíbios ... (Versículos 8, 9 e 10)
- O remédio foi a Sua presença na vida de Caim!
- A Sua voz falando com ele!
- Primeiro Ponto: Deus mostrou a ele o Princípio Padrão de Qualidade quando diz: "...se fizeres bem...", em outras palavras Deus estava falando de uma Boa Oferta, ou a Melhor Oferta!
- Segundo Ponto: Mostra a colheita que breve ele amargaria, se não se desviasse do caminho do mal. O pecado havia chegado aos seus pensamentos, consequentemente, através de seus sentimentos, nas suas ações. E chegou:
- Terceiro Ponto: Mostra o quanto pessoas governadas por emoções são destrutivas e auto-destrutivas.
- Quarto Ponto: Mostra um caminho a seguir.
Nem mesmo Adão quando foi expulso do Eden e obrigado a trabalhar para comer, ou Eva, sua esposa quando passou a sentir dores no parto, inclusive no parto de Caim, ou mesmo a serpente, porque não? Quando obrigada a se rastejar no chão, como punição por se permitir ser usada por satanás, esboçou tal comportamento na hora de colherem o que plantaram. A famosa choradeira que vemos muito hoje.
- Estou tão doente, orem por mim!
- Estou sem emprego, sem dinheiro, passando fome...
- Meu filho dar tanto trabalho, ora por mim....
- Meu casamento tá só a misericórdia, estou quase separando, por favor irmã (o), ora por mim... (blá - blá - blá...)
- Estou tão carente, me sentindo tão feia, ninguém gosta de mim...
- Ninguém me ama
- Ninguém me ama! Ninguém me valoriza! Sou tão humilhada!
Deus poderia ter enviado Eva, Adão, uma de suas irmãs ou até mesmo uma jumenta, como fez com Balaão no caso de Balaque, mas não o fez.
Poderia ter enviado Gabriel, Miguel ou qualquer outro anjo.
Poderia ter falado em sonhos, em visão ou em revelação, porém o que Moisés sugere em Gêneses 4.6, é que por amor a Caim, Deus interrompendo o louvor de toda a criação à sua majestade, veio falar com ele.
Então disse o Senhor: (a Caim, Gêneses 4.6)
Eu orei e perguntei a Deus o porquê Ele deu tanta moral a Caim e Ele me mandou ler o capítulo 6 de Gêneses. O Espírito de Deus me mostrou que Caim não matou somente a Abel, seu pecado trouxe morte a toda criatura que respira através das águas do Dilúvio. (Assunto pra outro artigo, mas leia os capítulo de 5 e 6 de Gêneses).
O Deus todo poderoso do Cristianismo se coloca então na posição de um simples profeta, só para desviar o primogênito de Adão de uma rota de morte e desgraça. Quando leio textos assim, oro e pergunto: _Porque Deus Tu deu o livre arbítrio aos homens?
Caim estava tão apegado à inveja, à mágoa e à sua dor, que nem se quer conseguiu levar para os pensamentos as Palavra de Deus, e traindo Valores Alinhados com Princípios, fez exatamente o que Ele aconselhou não fazer. Pobre Caim, só ouvia, não escutava!
... se levantou Caim contra Abel seu irmão e o matou... (Gêneses 4.8)
Reflitam nisso:
O Próprio Deus fazendo a tarefa de um profeta, mostrando a Caim, dentre as terríveis consequências, a de não poder mais desfrutar da Liberdade Emocional.
Mostrando que a prisão física ou a morte não chegaria nem perto do que estava por vir.
Indicando a prisão emocional, (que o próprio Caim depois viria a constatar nos versículos 13 e 14), como algo "muito pior do que se poderia suportar".
... Então disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportar. (Gêneses 4. 13)
Caim não entendia, mas estava prestes a viver a segunda tragédia da humanidade, (a primeira foi a expulsão de Adão e Eva do Eden). Mal terminou de matar a Abel, já estava acorrentado no abismo emocional.
- Agora também se sentia excluído!
- Se sentia indigno de está na Presença de Deus! Pior...
- Se sentia rejeitado por Deus e por todos!
- Se sentia com medo de pagar com a própria vida, a vida que tirou de seu irmão.
- Se sentia perseguido! Se sentia em perigo constante!
Eis que hoje me lanças da face da Terra, e da Sua Presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela Terra; quem comigo me encontrar, me matará. (Gêneses 4.14)
Quando lemos o texto e o contexto, chegamos a conclusão de que não somente ele arcaria com a consequência de seus atos. As pessoas que ele mais amaria também colheria essa semente do mal. Seus filhos, netos, bisnetos... nomes citados por Moisés como Enoque, Irade, Meujael, Metusael, Lameque, Jabal, Jubal e Tubalcaim. Todos sofreriam as consequências e sofreram.
Como o Pai que não desiste do filho, Deus não desistiu do primogênito de Adão nem mesmo quando ele cometeu o assassinato de Abel. Vejamos a manifestação de seu Modus Operandis (sua forma de trabalhar):
O Senhor, porém, disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. (Gêneses 4.15)
Deus marca Caim com o sinal da vida!
E pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. (Gêneses 4.15)
Os nossos resultados, são os feedbacks!
Portanto, olhemos em volta, pois como no caso de Caim, os frutos ainda são os melhores indicadores, para nos mostrar, o quanto Deus, tem se agradado ou não, das nossas ofertas.
Não foi o próprio Jesus que mandou identificar a árvore pelos frutos?


4 Comentários
Show de bola!!
ResponderExcluirOtimo texto👊
ResponderExcluirQue sabedoria, palavra rena para os nossos corações,que Deus posso continuar usando Bispo em nome de Jesus.
ResponderExcluirMente Brilhante! Excelente texto!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluir